quarta-feira, 31 de março de 2010

Humilhação

É aquilo que os Jornais Nacionais têm oferecido ao nosso País. Após o 25 de Abril de 1974 que nos vemos a par com uma liberdade de expressão que, me perdoem os mais antigos já que falo sem por lá ter passado, me parece que deveríamos voltar aos tempos de Salazar, pelo menos a bem da minha sanidade mental, pois já não aguento mais ver os nossos Jornais cheios de ignorantes armados em cronistas, pessoas que escrevem e opinam denegrindo pessoas, profissões, vidas, sem sequer serem racionais, rectos, informados e, tão pouco, assertivos.
Primeiro, choco-me com um link do Diário de Notícias, onde um tal de João Severino, pessoa que diz que sempre defendeu e lutou lado a lado com os Enfermeiros, ousa falar de algo que não procura sequer conhecer, ousa criticar a nossa profissão de forma ultrajante, denegrindo aquilo que rege o dia-a-dia de um Enfermeiro, o amor pelo próximo, o desejo de ajudar alguém que, por infortúnio da vida se depara em situação de doença e necessitado de cuidados, de certo que não seria pelo dinheiro...
Hoje, chega-me em mãos o jornal Expresso, nas letras muito pouco dignas de um tal Senhor Henrique Raposo. A esta personagem, muito pouco tenho a dizer. Sabe, o trabalho "sujo" de que fala no seu belo texto, cheio de um parafraseado mas que não me convence, vale bem mais do que o chão que sua excelência pisa, por cada fralda que já troquei, cada "rabo" que já limpei... valem bem mais do que a sua índole, um trabalho bem mais dignificante do que o seu, de rabo alapado atrás de uma mesa escrevendo sobre aquilo que não sabe. Deixe-me adivinhar, é filho, marido, amante...de algum/a doutor/a médico/a? Parece-me. Ou então, é eterno frustrado. Não me diga que o seu maior desejo na vida era ganhar tanto e fazer tão pouco como a maior parte dos senhores doutores médicos deste país.
Sabe qual é o meu maior desejo a partir do momento em que li a sua diarreia cerebral? Encontra-lo na cama de um hospital, de preferência em que eu esteja de serviço e sua excelência necessitando de quem lhe troque a fraldinha e lhe limpe o rabinho borrado a condizer com o seu cérebro. Quando passar uns belos dias num Internamento e perceber, que nem vai saber o nome do tal senhor doutor médico que, pensa o senhor, sabe tudo a seu respeito e tudo está a fazer para que melhore a sua saúde, quando perceber que vai depender dos Enfermeiros e dos Auxiliares de Acção Médica, que não haverá doutor médico que lhe valha, pois eles têm mais que fazer do que estar à disposição dos utentes. Tudo isso, fará o senhor dizer que eles são bem mais dignos do que nós. Cada macaco nos seu galho, cada um estuda e desempenha tarefas distintas. O seu galho, decerto, será num qualquer jardim zoológico perto de si, e não denegrindo ainda mais aquilo que se faz em Portugal. Vergonhoso é os Jornais Nacionais descerem tão baixo, permitindo que opiniões deslavadas de qualquer sentido de realidade sejam publicadas.
Bem-hajam. É da forma que não volto a gastar dinheiro a comprar um Jornal.

0 comentários:

Enviar um comentário